Curitiba é a capital mais empreendedora de 2021

É normal que o tamanho da cidade seja também um grande determinante do número de empresas que são abertas em determinado espaço físico.


Avaliando o ranking dos municípios onde mais foram abertas empresas de janeiro a agosto de 2021, quase todas as capitais (de maior população) acabam se destacando em seus estados.


A soberania das capitais mostra que talvez a população seja o principal fator que contribua para a geração de novas empresas, contudo, também é razoável supor que outros elementos, como o crescimento econômico da cidade, possam contribuir com a abertura de novos negócios.


Como ficaria então este ranking se conseguíssemos eliminar o fator do tamanho da população? É exatamente isto que podemos avaliar ao criar um índice de abertura de empresas per capita. Neste caso, notamos que os estados da Região Sul disparam no índice. No Paraná, foram 2,4 novas empresas para cada mil habitantes, enquanto no Rio de Janeiro esta média cai para 0,4.


Entre as grandes cidades, a capital paranaense é quem mais se destaca. Ela detém um índice de 6 empresas para mil habitantes, o maior entre todas as demais capitais. Em Salvador, que registrou quase 5 mil novos CNPJS no ano, o índice é de 1,6.


E o que tem se destacado na capital paranaense? Bem, o comércio varejista desempenha papel fundamental, especialmente porque já tem o maior volume de empresas, mas se destacada aqui o crescimento das empresas de tecnologia da informação, foram 822 novas empresas no ano, um crescimento de 72% em relação ao mesmo período do ano passado.


Temos destacado bastante o crescimento da atividade de tecnologia da informação, que vem se destacando especialmente no Sul do Brasil. É uma excelente aposta dos empreendedores e também dos apoiadores do setor para uma economia mais promissora e competitiva.





Interaja com os dados em dashboards dinâmicos

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Apoie este projeto

Assine nossa newsletter e tenha acesso às notícias mais relevantes da economia local.

Contato

Novo projeto de dados na sua empresa? Entre em contato para que possamos te ajudar.

Trabalhe com a gente

Tem interesse em fazer parte do nosso time? Envie seu currículo para contato@caravela.biz ou

clique no botão abaixo.