top of page

📳 Contato

Novo projeto de dados na sua empresa? Entre em contato para que possamos te ajudar.

👁️👄👁️ Acompanhe este projeto

Assine nossa news e acompanhe as nossas matérias e as notícias locais.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Pesquisa de Mercado

Não menospreze esta etapa!

A coleta de informações do cenário de mercado do seu negócio podem ser reveladoras para a sua análise do potencial de mercado, nível de concorrência e tendências do setor.

Tipos de pesquisa de mercado

A função da pesquisa de mercado é esclarecer dúvidas e incertezas existentes no mercado em que se pretender empreender.

 

Como existem várias formas de empreendimento possíveis, as pesquisas de mercado também podem focar em questionamentos mais específicos ao negócio que se quer investir, mas de modo geral, busca-se analisar os seguintes fatores:

- Tendências do mercado;

- Oportunidades e ameaças ao empreendimento;

- Nível de concorrência

- Potencial de compra e perfil dos clientes e fornecedores;

 

Mesmo em empresas já existentes, a pesquisa de mercado deve ser realizada rotineiramente, para acompanhar o movimento do mercado e da concorrência, antevendo movimentos de mercado e se adaptando a eles.

 

Em empresas que estão iniciando, a pesquisa de mercado é ainda mais fundamental, pois vai direcionar o plano de negócios e esclarecer diversos fatores para a estratégia da empresa, desde o valor do investimento, até o posicionamento de marketing.

Existem dois tipos principais de pesquisa de mercado:

- Pesquisa de Mercado Primária:

Este tipo de pesquisa é conduzida por fontes primárias, a partir de entrevistas, telefonemas, formulários online e outros métodos de consultar diretamente o público em questão. Este tipo de condução é ideal quando já existe o contato com o público e se deseja obter alguma informação específica dele, como o seu desejo por algum serviço.

Algumas franquias incentivam que se realize a pesquisa primária com as pessoas que estão passando em frente ao local onde se deseja instalar a empresa, no intuito de identificar o perfil e o seu interesse pelo produto em questão.

 

Apesar da atuação direta, as pesquisas primárias podem conduzir a conclusões errôneas se não forem executadas com bastante cuidado ao selecionar o público que responderá as perguntas.

- Pesquisa de Mercado Secundária:

A pesquisa secundária é realizada por fontes de dados públicas existentes. Este tipo de pesquisa costuma ser mais confiável, uma vez que os dados representam todo o público existente, mas podem não ser tão específicas quanto se deseja. 

De qualquer modo, a pesquisa secundária sempre trará informações relevantes, tais como o número de habitantes de uma região, a faixa de idade, distribuição de gênero, renda média, total de empresas existentes na região e, inclusive, o crescimento econômico de empregos e de negócios na economia local.

A riqueza de informações que são levantadas já podem ser suficientes para responder todas as dúvidas iniciais de um negócio ou, ao menos, ser capaz de direcionar melhor quais perguntas que ainda restam ser respondidas por outros tipos de abordagem.

Vantagens da pesquisa de mercado

O número de empresas no Brasil segue crescendo, com diversas oportunidades de novos negócios em todos os locais do país. Com a expansão do número de empresas, volta à tona um antigo desafio ao empreendedorismo brasileiro, a competitividade e sobrevivência destas empresas.

 

Ao considerar os impactos da concorrência na sobrevivência das empresas, as estatísticas indicam que o nível de concorrência é um fator mais impactante para os negócios. Empresas que se situam em ambientes de baixa concorrência têm uma taxa de mortalidade até 40% inferior às empresas que atuam em alto grau de concorrência. 

Veja a análise completa:

A concorrência exerce uma influência muito significativa e clara na sobrevivência das empresas. Quanto maior a concorrência, maior a taxa de risco de fechamento precoce das empresas. Este resultado foi praticamente uníssono entre vários segmentos avaliados.

Outros fatores, como o ambiente de negócios da cidade não apresentaram efeitos tão relevantes. Isso reforça o papel do empreendedor e das informações para o sucesso da empresa. Os resultados do impacto da concorrência mostram que pesquisas de mercado previamente conduzidas podem ser determinantes para a sustentabilidade das empresas. 

Como fazer?

Definido o método e a resposta que se pretende investigar, as seguintes etapas são necessárias:

1- Defina os pressupostos e conceitos básicos

Esta etapa serve para delimitar a pesquisa, nesta etapa são levantadas questões como: em qual região estão seus clientes, existe alguma categorização do público (por idade ou renda), qual tipo de atividade (CNAE) você atua e quais atividades são concorrentes ao seu negócio. 

2- Desenvolva um cronograma e plano de pesquisa

Para manter a objetividade, defina quais indicadores são principais e como eles serão avaliados, o que de fato é relevante para a sua estratégia.

3- Faça a coleta de dados e informações

Existem diversas fontes de informação, como o IBGE, ​Banco Central, Ministério do Trabalho, Google Trends, entre outros sites que podem trazer dados valiosos para sua pesquisa.

4- Avalie os indicadores e gere insights

A partir das informações obtidas, avalie os indicadores para responder as perguntas levantadas inicialmente, aproveitando para fazer uma nova avaliação da estratégia da empresa a partir dos dados observados.

O melhor método para a sua pesquisa de mercado vai depender do tipo de respostas que você está procurando.

- Tendências, oportunidades, viabilidade do negócio e identificação do público-alvo

Para estes itens, recomenda-se a pesquisa secundária, focada em segmentação do mercado, análise do cenário econômico local e da concorrência, além de projeções e estimativas do potencial de mercado existente.

- Necessidades, dificuldades e desejos dos clientes

Quando o público já está segmentado e busca-se uma resposta direta dele, o mais recomendado são entrevistas, questionários, grupos focais e demais métodos de pesquisas primárias.

- Desempenho do negócio e estratégias de marketing

Para avaliação do desempenho atual e definição das estratégias da empresa, o melhor resultado será a união de ambos os tipos de pesquisa. De um lado, a pesquisa secundária poderá observar a concorrência, tendências de mercado e oportunidades e ameaças. Por outro lado, entrevistas e questionários podem compreender melhor a atuação e o obter feedback dos serviços existentes da empresa.

Precisando de ajuda na sua pesquisa de mercado? 🙋🏽🙋🏽🙋🏽

➡️ Entre em contato para que possamos te ajudar!

Ideias de Negócios

Verifique quais atividades estão crescendo na sua cidade e no Brasil, descubra tendências e invista na sua ideia.

Pesquisa de Mercado

Descubra seu público, o potencial de mercado e o nível de concorrência no local que pretende investir

Plano de Negócios

Definir seus objetivos, metas e as alternativas para alcançá-los é uma etapa poderosa que guiará muitas das decisões no futuro.

Templates e guias

Aproveite a lista de templates e guias para te ajudar em todo o processo de abertura de empresa.

Pronto para começar?

O sonho de começar um negócio próprio normalmente é acompanhado pela dúvida se a ideia vai dar certo.

Incertezas sempre vão existir, mas um bom planejamento inicial é fator essencial para aumentar as chances de sucesso.

Aqui vão umas dicas para você começar sua empresa:

 

1 Busque ideias de negócio e procure entender como ela funcionaria

 

2 Defina o conceito do negócio e comece a avaliar a viabilidade da empresa

 

3 Busque no conteúdo ao lado informações e ferramentas que possam te ajudar

Se precisar de ajuda em alguma das etapas, entre em contato para que possamos te auxiliar.

bottom of page