top of page

Brasília: o novo polo de tecnologia do Brasil?

O saldo de empregos de Brasília entre janeiro a março de 2023 registrou 106 mil admissões formais e 94,5 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 11,5 mil novos trabalhadores. Apesar de positivo, este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 14,7 mil novos empregos formais.


Ainda assim, um fator novo na composição dos empregos de Brasília tem se destacado, trata-se do forte crescimento do setor de tecnologia da capital federal.


Polos de Tecnologia


No primeiro semestre de 2022, o polo de tecnologia Brasiliense havia gerado 2,4 mil empregos, seguindo o ritmo de cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, mas ainda distante de Florianópolis, que havia contratado 3,3 mil vagas no período.


A partir de então, as vagas do setor da capital seguiram em ritmo acelerado de contratações, fechando o segundo semestre com mais 2,1 mil vagas de trabalho, valor superior ao total de vagas de Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro somadas.


Já no primeiro trimestre de 2023, o desempenho das vagas na capital federal parecem não reconhecer a recente crise do setor de tecnologia, que atingiu grandes empresas e somou uma queda de 2,4 mil empregos apenas em São Paulo.


Outras cidades como Porto Alegre e Manaus também estão no negativo em 2023, enquanto que a capital catarinense conseguiu gerar apenas 196 novas vagas durante os três meses.


Destoando deste desempenho, Brasília foi capaz de gerar mais de 1,1 mil vagas no ano, mantendo praticamente o mesmo ritmo do início do ano anterior. No Brasil, o segundo município com maior saldo de empregos no setor do ano é Belo Horizonte, com 400 novos postos de trabalho.

Microempresas de Desenvolvimento de Softwares


Os grandes responsáveis por este desempenho de Brasília são as microempresas, com até 9 vínculos. A soma de vagas geradas nos pequenos negócios foi de quase 900 trabalhadores.


A maior parte destes vínculos também estão alocados na atividade de desenvolvimento de softwares e consultorias de tecnologia da informação.

Comentários


bottom of page