top of page

Elevamos o n√≠vel ūüďź

√Č isso mesmo! Quem est√° acompanhando a gente nestes meses sabe que as coisas est√£o evoluindo r√°pido, na mesma velocidade que o retorno positivo de voc√™s.


J√° somos uma comunidade de mais de 8 mil membros e mais do que o n√ļmero, √© muito importante saber que mais pessoas como a gente realmente apreciam e buscam informa√ß√Ķes para os seus trabalhos.


Neste m√™s, preparamos novidades quentes ūüĒ•ūüĒ•ūüĒ•

 

Se o município está grande, vamos olhar para os bairros!


Voc√™s sabem que n√≥s trabalhamos duro para apresentar informa√ß√Ķes para todos munic√≠pios do Brasil, com foco especial nas cidades pequenas, que carecem de dados e informa√ß√Ķes atualizadas.


Mas algo que sempre nos incomodou um pouco era a relev√Ęncia destas informa√ß√Ķes para grandes cidades. Nosso objetivo √© ser preciso, ent√£o para estas cidades muito grandes, precis√°vamos ir al√©m.


E foi o que fizemos, agora a Caravela apresenta informa√ß√Ķes para (quase) todos os bairros do Brasil. A nova sess√£o est√° prontinha e tem uma ferramenta de busca para voc√™ encontrar o que precisa.


Como funciona a an√°lise por bairros?

Enquanto ainda não temos os dados abertos do novo censo, estamos utilizando as bases antigas de 2010 e atualizando os indicadores conforme o avançar dos anos.

Apesar dos dados serem bem consolidados, a apresentação não é tão simples.


Os microdados do Censo s√£o armazenados por Setor Censit√°rio (uma √°rea definida pelo pr√≥prio IBGE), esta √°rea n√£o tem nenhuma rela√ß√£o com o bairro, mas possui coordenadas geogr√°ficas. Estas coordenadas podem ser relacionadas com a localiza√ß√£o dos bairros (que tamb√©m n√£o √© uma base de dados simples) e, assim, podemos trazer as informa√ß√Ķes pra voc√™s.

Ao todo, dos 5.570 municípios brasileiros, cerca de 700 possuem bairros oficiais, a gente também eliminou alguns registros que não estavam muito adequados.

A p√°gina de bairros ainda n√£o conta com a op√ß√£o de downloads, queremos aperfei√ßoar as informa√ß√Ķes antes de liberar essa fun√ß√£o. Nos contem caso encontrem algo de estranho.

Mas se a opção de download ainda não está pronta para os bairros, temos uma boa novidade para quem gosta dos relatórios.


 

Novo visual ūüé®


Todos os relatórios do site (básico e completo) estão com um novo visual, ficando muito mais próximos do template original do site.


Voc√™ pode conferir o relat√≥rio novo da sua cidade ao clicar em download nas informa√ß√Ķes da p√°gina do seu munic√≠pio.



 

O que mais vem por aí


As buscas por bairros é um primeiro passo do que a gente pretende entregar.


Acreditamos que as pesquisas de mercado, unindo informa√ß√Ķes espec√≠ficas do local e setor de atua√ß√£o, s√£o um diferencial importante para o crescimento das empresas, mas n√£o √© algo acess√≠vel a todos que est√£o iniciando suas empresas.


Com intelig√™ncia de dados e um leque maior de informa√ß√Ķes, podemos fazer estas pesquisas de uma maneira eficiente e assertiva. J√° temos alguns testes rodando, nos avise se voc√™ tiver alguma ideia para participar desta fase piloto.


 

Aproveite para checar nossos conte√ļdos:

ūüďä Economia do Brasil, estados e munic√≠pios

Sem vi√©s pol√≠tico e sem enrola√ß√Ķes, mantenha-se atualizado do cen√°rio econ√īmico brasileiro, estadual e municipal a partir de fatos e do desempenho de cada um.

> Economia Brasileira

> Economia dos estados

> Economia dos municípios

ūüŹ≠ Tend√™ncias dos Setores

Um lugar espec√≠fico para setores, com informa√ß√Ķes das tend√™ncias nacionais de crescimento da atividade.

> Economia dos Setores

ūüŹ¨ Empreendedorismo

Al√©m das informa√ß√Ķes, h√° um conjunto de materiais de apoio ao empreendedorismo, para tirar a ideia do papel e come√ßar a fazer neg√≥cios.

> Ideias de negócio

> Pesquisa de Mercado

> Plano de Negócios

> Calculadora de Potencial de Consumo

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page