top of page

Geração de Empregos

No acumulado de 2025, até setembro deste ano, o segmento das atividades fotográficas e similares apresentou um saldo de empregos de 405 vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 5,8 mil admissões e 5,4 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 3,39% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, setembro , o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 17, em setembro , e de -25, em agosto. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada inferior em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 131° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: São Paulo (0,19 mil novas vagas geradas), Bahia (0,09 mil) e Rio de Janeiro (0,05 mil).

203

Ranking

-25

Mês anterior

17

Mês atual

405

Ano

Abertura de Empresas

Durante o ano de 2025, foram abertas 915 empresas para atuar com as atividades fotográficas e similares. No mês de outubro, 50 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 58%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, as atividades fotográficas e similares possui uma relevância alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (385 novas empresas), Minas Gerais (88) e Rio Grande do Sul (76).

Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Goiás (0,8% crescimento ao mês), Santa Catarina (0,8% a.m.) e Amazonas (0,7% a.m.).

79

Mês anterior

50

Mês atual

915

Acumulado no ano

Mercado de Trabalho

No Brasil, as atividades fotográficas e similares empregam um total de 12 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância bem pequena, com uma participação de 0,03% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 4,1 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui alta participação de micro e pequenas empresas com uma média de 2,9 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada muito baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (28,7%), Rio Grande do Sul (9,4%) e Rio de Janeiro (8,8%).

No segmento, existem 123,7 mil microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade bem alta em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de 5154 MEIs, o que representa uma variação de 4,3%. Além disso, a estrutura do segmento é marcada pela massiva presença de microempreendedores individuais, com cerca de 10,34 MEI para cada trabalhador.

12 mil

Empregos

4,1 mil

Estabelecimentos

Participação MPE

89,32%

Seguir

Atividades fotográficas e similares

Whatsapp
Nova logo_edited.png

02/12/2025

Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, coletados a partir de fontes de informação oficiais e públicas.

Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada

Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada

bottom of page