Geração de Empregos
No acumulado de 2025, até setembro deste ano, o segmento das atividades dos transportes aquaviários apresentou um saldo de empregos de 3,2 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 15,1 mil admissões e 11,9 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 4,65% no seu quadro total de trabalhadores.
No último mês, setembro , o desempenho do setor apresentou uma piora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 312, em setembro , e de 375, em agosto. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem negativa em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 86° colocação entre os mais empregaram no ano.
Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: São Paulo (1,82 mil novas vagas geradas), Santa Catarina (0,34 mil) e Bahia (0,32 mil).
106
Ranking
375
Mês anterior
312
Mês atual
3,2 mil
Ano
Abertura de Empresas
Durante o ano de 2025, foram abertas 361 empresas para atuar com as atividades dos transportes aquaviários. No mês de outubro, 29 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um queda de -65,5%.
Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, as atividades dos transportes aquaviários possui uma relevância alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.
No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: Ceará (161 novas empresas), São Paulo (43) e Santa Catarina (22).
Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Paraíba (17,3% crescimento ao mês), Ceará (1,7% a.m.) e Bahia (0,7% a.m.).
10
Mês anterior
29
Mês atual
361
Acumulado no ano
Mercado de Trabalho
No Brasil, as atividades dos transportes aquaviários empregam um total de 69,8 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância alta, com uma participação de 0,15% no mercado de trabalho nacional.
Ao todo, são 1,7 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por médias e grandes empresas com uma média de 41,9 funcionários para cada empresa.
O setor tem uma concentração regional considerada alta, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (35,1%), Rio de Janeiro (17,3%) e Santa Catarina (10%).
69,8 mil
Empregos
1,7 mil
Estabelecimentos
Participação MPE
24,6%
Atividades dos transportes aquaviários
02/12/2025
Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, coletados a partir de fontes de informação oficiais e públicas.
Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada.
Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada.


