Geração de Empregos
No acumulado de 2022, até novembro deste ano, o segmento das agências de viagens e operadores turísticos apresentou um saldo de empregos de 7,1 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 25,8 mil admissões e 18,7 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 4,8% no seu quadro total de trabalhadores.
No último mês, novembro, o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 503, em novembro, e de 378, em outubro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada superior em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 39° colocação entre os mais empregaram no ano.
Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: São Paulo (3,12 mil novas vagas geradas), Rio de Janeiro (1,27 mil) e Paraná (0,4 mil).
378
Mês atual
503
Mês anterior
83
Ano
7,1 mil
Ranking
19/01/2023
Última atualização:
⛲ Fontes de informação e referências:
Composição deste setor:
Agências de viagens, Operadores turísticos
Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, as análises e índices próprios são construídos a partir de fontes públicas.
-
Saldo de Empregos, dados do CAGED (Ministério do Trabalho);
-
Mercado de trabalho, dados da RAIS (Ministério do Trabalho);
-
Abertura de Empresas, dados do Ministério da Economia;
Abertura de Empresas
Durante o ano de 2022, foram abertas 1,6 mil empresas para atuar com as agências de viagens e operadores turísticos. No mês de dezembro, 114 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 9,6%.
Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, as agências de viagens e operadores turísticos possui uma relevância alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.
No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (554 novas empresas), Paraná (164) e Rio Grande do Sul (111).
Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: São Paulo (11,9% crescimento ao mês), Pará (4,9% a.m.) e Rio Grande do Sul (4,6% a.m.).
125
Mês atual
114
Mês anterior
Acumulado no ano
1,6 mil
Mercado de Trabalho
No Brasil, as agências de viagens e operadores turísticos empregam um total de 147,9 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,1% no mercado de trabalho nacional.
Ao todo, são 33,6 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui alta participação de micro e pequenas empresas com uma média de 4,4 funcionários para cada empresa.
O setor tem uma concentração regional considerada baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (37,3%), Rio de Janeiro (10,9%) e Paraná (6,4%).
No segmento, existem 59,6 mil microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma represenatividade alta em relação ao total de MEIs do Brasil. Além disso, a estrutura do segmento é marcada pela massiva presença de microempreendedores individuais, com cerca de 0,4 MEI para cada trabalhador.
82,76%
Estabelecimentos
33,6 mil
Participação MPE
Empregos