Geração de Empregos
No acumulado de 2024, até dezembro deste ano, o segmento do acabamento em fios, tecidos e artefatos têxteis apresentou um saldo de empregos de 333 vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 19,3 mil admissões e 19 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 0,89% no seu quadro total de trabalhadores.
No último mês, dezembro, o desempenho do setor apresentou uma piora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de -1,1 mil, em dezembro, e de -0,3 mil, em novembro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem positiva em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 221° colocação entre os mais empregaram no ano.
Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Santa Catarina (0,13 mil novas vagas geradas), São Paulo (0,1 mil) e Minas Gerais (0,1 mil).
208
Ranking
-0,3 mil
Mês anterior
-1,1 mil
Mês atual
333
Ano
Abertura de Empresas
Durante o ano de 2025, foram abertas 23 empresas para atuar com o acabamento em fios, tecidos e artefatos têxteis. No mês de janeiro, 23 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 0%.
Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, o acabamento em fios, tecidos e artefatos têxteis possui uma relevância pequena no cenário brasileiro de abertura de empresas.
No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (5 novas empresas), Santa Catarina (4) e Goiás (3).
Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: São Paulo (4,5% crescimento ao mês), Amazonas (1,1% a.m.) e Amazonas (1,1% a.m.).
0
Mês anterior
23
Mês atual
23
Acumulado no ano
Mercado de Trabalho
No Brasil, o acabamento em fios, tecidos e artefatos têxteis empregam um total de 37,4 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,07% no mercado de trabalho nacional.
Ao todo, são 2,9 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui alta participação de micro e pequenas empresas com uma média de 12,9 funcionários para cada empresa.
O setor tem uma concentração regional considerada alta, sendo que os estados com maior participação no emprego são: Santa Catarina (39%), São Paulo (23,4%) e Minas Gerais (9,4%).
No segmento, existem 30,5 mil microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade alta em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de -1878 MEIs, o que representa uma variação de -5,8%. Além disso, a estrutura do segmento é marcada pela massiva presença de microempreendedores individuais, com cerca de 0,82 MEI para cada trabalhador.
37,4 mil
Empregos
2,9 mil
Estabelecimentos
Participação MPE
82,15%
Acabamentos em fios e artefatos
Pesquisas de Mercado Completas
Receba sua pesquisa de mercado completa em poucos minutos, avaliando o potencial local, as tendências do setor e a sua concorrência.
Planos Caravela com Geomarketing
Conheça seu local e acompanhe as características, evolução e as projeções do seu mercado.

Eleve seu potencial
Desbloqueie o acesso a informações premium e faça sua pesquisa de mercado completa e personalizada em poucos minutos.
Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada.
04/02/2025
Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, coletados a partir de fontes de informação oficiais e públicas.