top of page

Passo a passo para abertura de Micro e Pequenas empresas

Abrir uma micro ou pequena empresa no Brasil envolve alguns passos específicos que devem ser seguidos. Aqui estão os principais passos que selecionamos para ajudá-lo neste momento tão importante:

  1. Escolha o tipo de empresa: Existem diferentes tipos de empresas, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Escolha o tipo de empresa que melhor se adequa às necessidades da sua. Com sócios ou sem? Defina a natureza jurídica!

  2. Contrate um contador: A contratação de um contador logo no início do processo é indispensável.

  3. Escolha um nome: pesquise na Junta Comercial do seu estado ou no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Após a consulta de viabilidade do nome, o registro da Razão Social pode ser feito diretamente na Junta.

  4. Registre a empresa: Para abrir uma empresa, é preciso registrá-la junto ao órgão competente, como a Junta Comercial do Estado onde a empresa vai atuar. Isso inclui preencher um formulário de registro e apresentar toda a documentação necessária.

  5. Obtenha as licenças necessárias: Dependendo do tipo de empresa e do setor em que vai atuar, pode ser necessário obter licenças e permitem específicos para operar legalmente. Verifique qual é o processo para obter essas licenças e permitem no órgão competente.

  6. Contrate os funcionários: Se você vai contratar funcionários, é preciso cumprir com as leis trabalhistas e previdenciárias aplicáveis. Isso inclui, por exemplo, registrar os funcionários na Previdência Social e pagar os salários e os encargos trabalhistas.

  7. Acompanhe a legislação: As leis e regulamentos aplicáveis às empresas no Brasil podem mudar com freqüência. Certifique-se de acompanhar essas mudanças e cumprir com todas as leis e regulamentos aplicáveis.

Existe ainda uma lei para te ajudar

As regras de formalização da microempresa estão regulamentadas na Lei Complementar nº 123/2006, também conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.


Seguir esses passos pode ajudá-lo a abrir uma micro ou pequena empresa no Brasil de maneira bem-sucedida e a alcançar o sucesso a longo prazo. É importante lembrar que o processo pode variar dependendo da região em que a empresa vai atuar e do setor em que ela vai operar. Conte com a Caravela para ajudá-lo no processo!

bottom of page