top of page

MVP: entenda como funciona e conheça seus benefícios

Com as nossas dicas para abrir uma empresa em 2023, você deve ter percebido que, antes de tudo, é importante ter uma visão clara do seu propósito e do modelo de negócio que deseja seguir, especialmente em sua fase inicial de operações.


Por isso é importante desenvolver o MVP. Empresas como Uber, Dropbox e Slack começaram seu caminho para o status de unicórnio com os MVPs.


Essa é uma sigla, em inglês, que significa Minimum Viable Product. Em português, Produto Minimamente Viável. Em termos práticos, é um produto com recursos suficientes para atrair clientes e validar uma ideia de produto no início do seu ciclo de desenvolvimento.


Qual é o propósito de um produto mínimo viável?


O propósito do MVP é permitir que sua empresa valide uma ideia para um produto sem criar o produto inteiro ou testar uma ideia de negócio a um custo mínimo para encontrar uma resposta do público-alvo e determinar outras interações para aprimorar o desenvolvimento de valor.


O MVP pode ajudar a minimizar o tempo e os recursos que você poderia comprometer na criação de um produto que não terá sucesso. Uma empresa pode optar por desenvolver e lançar um produto mínimo viável porque sua equipe de produto deseja:


  • Lançar um produto no mercado o mais rápido possível

  • Testar uma ideia com usuários reais antes de comprometer um grande orçamento para o desenvolvimento completo do produto


Como definir seu MVP?


Para definir seu MVP, é importante que você siga estes passos:

  1. Certifique-se de que seu MVP planejado esteja alinhado com seus objetivos de negócios: isso significa que seu produto deve estar alinhado com as metas estratégicas da sua equipe ou empresa. Nesta etapa é importante verificar os recursos disponíveis para dar início ao desenvolvimento do seu MVP.

  2. Comece identificando problemas específicos que deseja resolver ou melhorias que deseja habilitar para seus usuários: com o alinhamento entre o MVP e o objetivo do seu negócio, agora é importante pensar nas soluções específicas que deseja que seu produto ofereça aos seus usuários.

  3. Traduzir sua funcionalidade MVP em um plano de ação de desenvolvimento: agora que você pesou os elementos estratégicos acima e definiu a funcionalidade limitada que deseja para seu MVP, é hora de traduzir isso em um plano de ação para desenvolvimento.


Ferramentas para criar seu MVP


Existem diversas ferramentas disponíveis para criar seu MVP. Com elas é possível criar sites, desenvolver pesquisas de mercado, criar landing pages


  • Wix

  • Google Forms

  • Typeform

  • Unbounce

  • Figma

  • Bubble


Agora que você já conhece um pouco mais do MVP, lembre-se de colocar em prática essas dicas e de conhecer mais essas ferramentas antes de lançar um novo produto ou serviço.





bottom of page