• Henrique Reichert

Mercado de beleza segue em ritmo acelerado no Sul


Após apresentar um crescimento de 10% ao ano na década segundo a ABIHPEC, o setor da beleza e bem-estar continua se transformando e abrindo novas oportunidades.


No estado gaúcho, foram 14,5 mil novas empresas nas atividades de beleza e comércio de cosméticos em 2019. Este volume é 21% maior que o encontrado no ano de 2018. Já os catarinenses viram o setor abrir 10,3 mil empreendimentos novos no ano, o que representa um avanço de 28% frente às aberturas do ano anterior. Com este incremento, o mercado da beleza dos dois estados juntos ultrapassa a marca de 120 mil empreendimentos.


Considerando os valores per capita, há um empreendimento formal na atividade de cabeleireiro para cada 238 habitantes, tanto no Rio Grande no Sul quanto em Santa Catarina. Os números do comércio de cosméticos e de serviços de estética e tratamento corporal, por outro lado, são significativamente menores no estado catarinense.


Essa diferença no número de estabelecimentos por habitante permite que o crescimento do mercado de beleza seja maior no estado catarinense nos últimos anos, especialmente nas atividades de estética.


Com essa movimentação, a arrecadação de impostos do setor também aumenta. A atividade de estética se destaca pelo crescimento no ano, 65% em Santa Catarina e 34% no Rio Grande do Sul.


As contratações catarinenses e gaúchas no setor da beleza também cresceram em 2019, principalmente nas atividades de estética, com a formalização de 750 novos trabalhadores.


Os representantes da categoria e instituições de pesquisa afirmam que a tendência é de aceleração da atividade em 2020, que destacam o fortalecimento das franquias e da personalização dos serviços.



Fontes:

ABIHPEC. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Link da matéria.

De acordo com a ABIHPEC e Euromonitor, em matéria divulgada pela R7.

Interaja com os dados em dashboards dinâmicos

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Apoie este projeto

Assine nossa newsletter e tenha acesso às notícias mais relevantes da economia local.

Contato

Novo projeto de dados na sua empresa? Entre em contato para que possamos te ajudar.