top of page

Mais empresas digitais, mas não para todos!

Os dados de abertura de empresas registram um crescimento de 40% em relação ao ano passado. Já são mais de 540 mil CNPJs criados no Brasil desde o início do ano.


Amapá, Mato Grosso e Santa Catarina são os estados com maior crescimento. Mas o que chama mais atenção nestes números é a proporção cada vez maior de negócios criados apenas atuar apenas na internet, o que foi intensamente afetado pelas condições da pandemia.


Durante o ano de 2019, os negócios criados para atuar apenas pela internet representavam menos de 5% do total de novos CNPJS. Até março de 2020, este percentual se manteve neste nível, com leve aumento para quase 6% do total das novas empresas.


A partir de então, a proporção de negócios via internet não parou de crescer. Ainda em julho de 2020, as empresas digitais já representavam 12,5%, a proporção dobrou em 4 meses. Ao longo de 2021, a tendência de aumento dos negócios digitais continua acelerada e representou 17,2% no mês de outubro, o recorde histórico.

Apesar do crescimento, esta ascensão não foi homogênea entre as regiões do país. No acumulado deste ano, o Distrito Federal e São Paulo lideram a lista de mais empresas digitais, com 22% e 18%, respectivamente. Por outro lado, o estado de Sergipe não chega a 2%, sendo que o Nordeste e Norte alcançam médias de apenas 7%.


Este comportamento se repete ao comparar as categorias urbanas das cidades brasileiras. Entre as cidades mais pequenas (chamadas de Centros Locais), o percentual das novas empresas que atuam pela internet é de 8%, enquanto as metrópoles apresentam uma relação de 22%.



bottom of page