top of page

Lições de bem-estar dos países mais felizes do mundo

O Grupo Gallup World Poll divulgou o World Happiness Report de 2023. Pela sexta vez consecutiva a Finlândia lidera o ranking de país mais feliz do mundo, seguida por Dinamarca, Suíça, Islândia e Noruega.


Um dos pontos de destaque da Finlândia é o programa "Everyman's Rights", que permite que as pessoas acessem a natureza livremente. Isso significa que qualquer pessoa pode caminhar, acampar, colher frutas e cogumelos ou pescar em qualquer terra pública, sem permissão do proprietário da terra. A Islândia também tem uma forte conexão com a natureza, com suas águas termais naturais e paisagens deslumbrantes.


Já a Dinamarca é conhecida por seu conceito de "hygge", que é a ideia de aproveitar os pequenos prazeres da vida, como estar em casa com a família e os amigos, acender velas e desfrutar de uma xícara de café quente.


A Noruega é um país que valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, com uma jornada de trabalho limitada e um grande foco no lazer e na recreação. Todos esses países têm uma forte ênfase no bem-estar, tanto físico quanto mental.


O Brasil está na 49° posição, a frente da Argentina (52°), mas atrás do Chile (35°) e Uruguai (28°). Em 2022, a posição do Brasil era 38°, a redução se deve especialmente pela queda no índice de poder de compra.


O bem-estar não é apenas uma prioridade para esses países, mas também é um elemento importante de suas estratégias turísticas. A Finlândia, por exemplo, é conhecida por suas saunas, que oferecem uma experiência relaxante e rejuvenescedora, a Noruega é famosa por suas atividades ao ar livre, como caminhadas e esqui e a Islândia é um destino popular para spas e tratamentos de beleza naturais.


O foco no bem-estar é uma lição importante. À medida que a vida se torna cada vez mais agitada e estressante, é fácil esquecer a importância do equilíbrio e da saúde mental. Ao observar esses países, podemos aprender a importância de incorporar a natureza, o lazer e a conexão com os outros em nossas vidas diárias.


No geral, os países mais felizes do mundo em 2023 nos mostram que o bem-estar é uma chave importante para a felicidade. À medida que nos esforçamos para criar sociedades mais felizes, é importante lembrar de cuidar de nós mesmos e dos outros.


O conteúdo completo do relatório pode ser visualizado neste link.

bottom of page