top of page

ICMS reverte trajetória em Santa Catarina e indica retomada da economia

Atualizado: 22 de mar. de 2022

Crescimento da arrecadação em julho foi puxado pelas atividades de maior impacto da pandemia.


Após quedas de até 22% durante a pandemia, o volume arrecadado pelo estado no mês de julho apresentou forte recuperação e superou os valores do ano anterior.


As dificuldades decorrentes da pandemia influenciaram no desempenho de todos os setores da economia. O mês de maio teve um dos piores desempenhos da série histórica, com valores totais inferiores à R$ 1,4 bilhão.


Já em julho, os valores arrecadados superaram o mês anterior em mais de 22%, aproximando-se de R$ 1,9 bilhão. Com este montante, o nível de movimentação econômica ultrapassa o valor do ano passado, o que fortalece a retomada da economia catarinense.


Neste mês, a maior recuperação ocorreu justamente nos setores que haviam enfrentado as maiores dificuldades durante a pandemia.


A consultoria Caravela Soluções classificou as atividades em categorias de baixo, médio e alto impacto da pandemia. Composta por setores de construção, do setor têxtil e hoteleiro, as atividades de alto impacto mostraram queda superior a 33% no trimestre de março a maio. Por outro lado, os grupos de médio e baixo risco tiveram desempenhos de -2% e +2% no período.


Por outro lado, o mês de julho apontou recuperação de toda a economia, mas puxada pelas atividades de alto risco, que apresentaram crescimento de 61% no mês.


Apesar da melhora, esta categoria ainda registra queda de 23% no ano, enquanto as duas outras categorizações mostram estabilidade e até crescimento.


O comércio de máquinas e de equipamentos de informática tiveram forte participação nesta retomada, crescendo 25%. Os serviços de alimentação também conseguiram retomar 130% da sua movimentação em relação ao mês anterior


A indústria também teve participação na retomada, a fabricação de automóveis cresceu 56% e a de móveis aumentou em 48%. Outra atividade industrial de grande relevância para a retomada da economia é a fabricação de máquinas, que teve recuperação de 65%.


Além da retomada de serviços de alimentação, que foram os que mais sofreram com a pandemia, há uma forte retomada de atividades ligadas a investimentos, como a produção e o comércio de máquinas industriais. Isto indica que a produção dos próximos meses deve se manter fortalecida.




Ilustração da capa por: Clara Reschke (@clarareschke.art)

bottom of page