top of page

Fatores formais e informais na promoção do empreendedorismo feminino

O empreendedorismo é um dos principais mecanismos de crescimento econômico e social, além de ser uma estratégia de inclusão e desenvolvimento profissional. Dada a relevância, o estudo "Divergência na atividade empresarial feminina" analisa o empreendedorismo em dezoito países da América e Europa no período de 2003 a 2015, identificando fatores associados a ele.


O estudo se concentra em avaliar o papel desempenhado pelas instituições (formais e informais) na materialização do empreendedorismo para mulheres. Para avaliar o impacto destes fatores, o estudo usa uma análise estatística multivariada com base em duas fontes diferentes: o Global Entrepreneurship Monitor e o Banco Mundial.


Os resultados revelam alguns fatores associados ao empreendedorismo feminino, destacando as condições socioculturais, políticas governamentais, conhecimento e habilidades das empreendedoras. Um dos principais fatores identificados é a importância das políticas públicas, regulamentações e incentivos governamentais para o desenvolvimento e implementação do empreendedorismo, especialmente liderado por mulheres. Além disso, a cultura representa uma restrição essencial ao iniciar uma empresa, pois os aspectos analisados têm uma relação próxima com o papel que a família representa na sociedade.


Os resultados também mostram que é necessário promover uma cultura empreendedora que incentive a criação de empresas, em particular lideradas por mulheres. Isso significa que as condições sociais, o ambiente de criação de empreendedorismo, as políticas e procedimentos governamentais, a assistência financeira e o conhecimento e habilidades dos empresários precisam ser considerados na criação de políticas relacionadas ao empreendedorismo feminino.


Este estudo é especialmente relevante em um momento em que a igualdade de gênero no mercado de trabalho tem sido um tema cada vez mais presente na sociedade. Evidências sugerem que o empreendedorismo pode ser uma estratégia eficaz para alcançar a igualdade de gênero, permitindo que mulheres participem mais ativamente na economia e no mercado de trabalho.

bottom of page