Como o esporte pode ajudar a prevenir o crime entre jovens
- 17 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Temos muitas coisas boas no nosso país, mas enfrentamos diariamente uma insegurança muito grande em relação à criminalidade e violência.
Em 1980, o Brasil registrou menos de 12 homicídios por cem mil habitantes. Já em 2017, a taxa quase que triplicou, chegando a 31,6 homicídios por cem mil habitantes. Entre os jovens, a taxa passou de 19,57, em 1980, para 69,9, em 2017.
Pois é!
Para ajudar na compreensão da eficácia das políticas públicas em relação à criminalidade, pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) avaliaram a relação entre o esporte e a prevenção criminal dos municípios brasileiros.
O objetivo é compreender esta relação, visto que o esporte pode ocupar mais o tempo dos jovens e despertar oportunidades de carreira e renda a estas pessoas.
Avaliando questões como gastos de esporte, presença de leis e instituições de promoção do esporte e, inclusive, com um indicador de capital acumulado no esporte (que basicamente mensura a experiência na promoção de esportes dos municípios) os resultados da correlação apresentaram impacto significativo, exceto os gastos com esporte.
O tempo de existência dos conselhos esportivos e o capital acumulado no esporte tiveram uma correlação maior, o que indica que os efeitos positivos do investimento esportivo levam um tempo para se consolidar e de fato refletir no ambiente social.
Você pode checar o artigo completo na Revista Economia e Sociedade.






Entrei nessa por causa de um grupo de amigos que vive falando de apostas no WhatsApp. Um deles insistiu que https://zeroumbet.br.com/ — o famoso zero um bet — era o que tava valendo a pena no momento, com promoções que realmente creditam. Comecei tímido, só acompanhando as dicas deles, mas logo vi que copiar sem pensar não rola. Já tomei uns tombos feios seguindo "certeza" alheia em jogo decisivo. O que mudou tudo foi começar a fazer minha própria análise: vejo histórico, forma atual e valor da odd antes de entrar. Também estabeleci regra de não apostar mais de 5% da banca por evento. Com o tempo, as coisas equilibraram e hoje divido lucro com os brothers sem briga. Pra…