top of page

Geração de Empregos

No acumulado de 2026, até fevereiro deste ano, o segmento dos testes e análises técnicas apresentou um saldo de empregos de 1,5 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 5,4 mil admissões e 4 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 3,1% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, fevereiro, o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 867, em fevereiro, e de 585, em janeiro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem negativa em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 24° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Rio Grande do Sul (0,49 mil novas vagas geradas), Paraná (0,44 mil) e Rio de Janeiro (0,18 mil).

66

Ranking

585

Mês anterior

867

Mês atual

1,5 mil

Ano

Abertura de Empresas

Durante o ano de 2026, foram abertas 28 empresas para atuar com os testes e análises técnicas. No mês de março, 14 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um queda de -28,6%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é negativo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, os testes e análises técnicas possui uma relevância alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (13 novas empresas), Rio Grande do Sul (3) e Rio Grande do Sul (3).

Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Rio Grande do Sul (0,1% crescimento ao mês), Distrito Federal (0% a.m.) e Amazonas (-0,1% a.m.).

10

Mês anterior

14

Mês atual

28

Acumulado no ano

Mercado de Trabalho

No Brasil, os testes e análises técnicas empregam um total de 46,9 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,1% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 2,6 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por micro e pequenas empresas com uma média de 17,8 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada alta, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (41,9%), Rio de Janeiro (13,8%) e Minas Gerais (8,3%).

No segmento, existem 1 microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade bem pequena em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de 1 MEIs, o que representa uma variação de 0%. Além disso, a estrutura do segmento é muito mais voltada para vínculos formais de emprego, com cerca de 2,13 MEI para cada 100 mil trabalhadores.

46,9 mil

Empregos

2,6 mil

Estabelecimentos

Participação MPE

60,24%

Seguir

Testes e análises técnicas

Whatsapp
Nova logo_edited.png

04/04/2026

Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, coletados a partir de fontes de informação oficiais e públicas.

Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada

Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada

bottom of page