top of page

Geração de Empregos

No acumulado de 2026, até março deste ano, o segmento dos serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados apresentou um saldo de empregos de 126 vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 1,1 mil admissões e 980 desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 1,47% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, março, o desempenho do setor apresentou uma piora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de -7, em março, e de 125, em fevereiro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada superior em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 102° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: São Paulo (0,13 mil novas vagas geradas), Rio de Janeiro (0,02 mil) e Bahia (0,01 mil).

195

Ranking

125

Mês anterior

-7

Mês atual

126

Ano

Abertura de Empresas

Durante o ano de 2026, foram abertas 2 empresas para atuar com os serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados. No mês de abril, 0 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 0%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é negativo e a tendência de crescimento para os próximos meses é muito baixa. Em comparação com as demais atividades econômicas, os serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados possui uma relevância bem pequena no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: Paraná (1 novas empresas), Paraná (1) e Rondônia (0).

1

Mês anterior

0

Mês atual

2

Acumulado no ano

Mercado de Trabalho

No Brasil, os serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados empregam um total de 8,6 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância bem pequena, com uma participação de 0,01% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 1,2 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por micro e pequenas empresas com uma média de 7,2 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (33,6%), Rio de Janeiro (9,2%) e Pernambuco (6,7%).

No segmento, existem 8,8 mil microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade alta em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de 895 MEIs, o que representa uma variação de 11,4%. Além disso, a estrutura do segmento é marcada pela massiva presença de microempreendedores individuais, com cerca de 1,03 MEI para cada trabalhador.

8,6 mil

Empregos

1,2 mil

Estabelecimentos

Participação MPE

65,05%

Seguir

Reservas e serviços de turismo

Whatsapp
brandmark-design.png

16/05/2026

Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, coletados a partir de fontes de informação oficiais e públicas.

Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada

Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada

bottom of page