Geração de Empregos
No acumulado de 2025, até novembro deste ano, o segmento das pesquisas e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas apresentou um saldo de empregos de 994 vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 2,7 mil admissões e 1,7 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 21,67% no seu quadro total de trabalhadores.
No último mês, novembro, o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 31, em novembro, e de -37, em outubro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem negativa em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 4° colocação entre os mais empregaram no ano.
Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Rio de Janeiro (0,59 mil novas vagas geradas), Ceará (0,42 mil) e Pará (0,05 mil).
169
Ranking
-37
Mês anterior
31
Mês atual
994
Ano
Abertura de Empresas
Durante o ano de 2025, foram abertas 137 empresas para atuar com as pesquisas e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas. No mês de novembro, 14 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um queda de -35,7%.
Ao longo do ano, o desempenho do setor é negativo e a tendência de crescimento para os próximos meses é muito baixa. Em comparação com as demais atividades econômicas, as pesquisas e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas possui uma relevância pequena no cenário brasileiro de abertura de empresas.
No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (68 novas empresas), Minas Gerais (18) e Rio Grande do Sul (17).
Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Distrito Federal (0,8% crescimento ao mês), Rio Grande do Sul (0,5% a.m.) e Paraná (0,3% a.m.).
9
Mês anterior
14
Mês atual
137
Acumulado no ano
Mercado de Trabalho
No Brasil, as pesquisas e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas empregam um total de 4,6 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância bem pequena, com uma participação de 0,01% no mercado de trabalho nacional.
Ao todo, são 268 estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por médias e grandes empresas com uma média de 17,1 funcionários para cada empresa.
O setor tem uma concentração regional considerada muito baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: Rio de Janeiro (17%), São Paulo (16,1%) e Sergipe (13%).
4,6 mil
Empregos
268
Estabelecimentos
Participação MPE
23,13%
P&D em ciências sociais e humanas]
03/01/2026
Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, coletados a partir de fontes de informação oficiais e públicas.
Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada.
Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada.


