top of page

Geração de Empregos

No acumulado de 2025, até fevereiro deste ano, o segmento da metalurgia dos metais não-ferrosos apresentou um saldo de empregos de 1,2 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 3 mil admissões e 1,8 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 2,79% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, fevereiro, o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 676, em fevereiro, e de 494, em janeiro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem positiva em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 44° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Maranhão (0,38 mil novas vagas geradas), São Paulo (0,38 mil) e Paraná (0,13 mil).

106

Ranking

494

Mês anterior

676

Mês atual

1,2 mil

Ano

Abertura de Empresas

Durante o ano de 2020, foram abertas 25 empresas para atuar com a metalurgia dos metais não-ferrosos. No mês de junho, 0 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 0%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, a metalurgia dos metais não-ferrosos possui uma relevância pequena no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (8 novas empresas), Minas Gerais (4) e Alagoas (2).

Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Minas Gerais (1% crescimento ao mês), Pará (0% a.m.) e Pará (0% a.m.).

5

Mês anterior

0

Mês atual

25

Acumulado no ano

Mercado de Trabalho

No Brasil, a metalurgia dos metais não-ferrosos empregam um total de 42 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,08% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 806 estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por médias e grandes empresas com uma média de 52,1 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada alta, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (43,5%), Pará (13,6%) e Minas Gerais (11,3%).

42 mil

Empregos

806

Estabelecimentos

Participação MPE

47,77%

Metalurgia dos metais não-ferrosos

Seguir

Pesquisas de Mercado Completas

Receba sua pesquisa de mercado completa em poucos minutos, avaliando o potencial local, as tendências do setor e a sua concorrência.

Planos Caravela com Geomarketing

Conheça seu local e acompanhe as características, evolução e as projeções do seu mercado.

Mockup Tablet Mapa.png

Eleve seu potencial

Desbloqueie o acesso a informações premium e faça sua pesquisa de mercado completa e personalizada em poucos minutos.

Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada

02/04/2025

Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, coletados a partir de fontes de informação oficiais e públicas.

bottom of page