top of page

Geração de Empregos

No acumulado de 2025, até abril deste ano, o segmento das atividades de apoio à educação apresentou um saldo de empregos de 1,4 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 7,8 mil admissões e 6,4 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 2,73% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, abril, o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 651, em abril, e de 171, em março. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem negativa em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 96° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Rio Grande do Sul (0,46 mil novas vagas geradas), São Paulo (0,42 mil) e Minas Gerais (0,33 mil).

120

Ranking

171

Mês anterior

651

Mês atual

1,4 mil

Ano

Abertura de Empresas

Durante o ano de 2020, foram abertas 209 empresas para atuar com as atividades de apoio à educação. No mês de junho, 31 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um queda de -22,6%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é negativo e a tendência de crescimento para os próximos meses é muito baixa. Em comparação com as demais atividades econômicas, as atividades de apoio à educação possui uma relevância alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (57 novas empresas), Minas Gerais (46) e Ceará (10).

Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: São Paulo (1,3% crescimento ao mês), Mato Grosso (0,4% a.m.) e Distrito Federal (0,2% a.m.).

24

Mês anterior

31

Mês atual

209

Acumulado no ano

Mercado de Trabalho

No Brasil, as atividades de apoio à educação emprega um total de 50,1 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,11% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 2,3 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por micro e pequenas empresas com uma média de 21,6 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: Minas Gerais (24,4%), São Paulo (24,1%) e Amapá (11,5%).

50,1 mil

Empregos

2,3 mil

Estabelecimentos

Participação MPE

54,51%

Apoio à educação

Seguir
brandmark-design_edited.png
Whatsapp

Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada

03/06/2025

Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, coletados a partir de fontes de informação oficiais e públicas.

bottom of page