Geração de Empregos
No acumulado de 2026, até fevereiro deste ano, o segmento da administração do estado e da política econômica e social apresentou um saldo de empregos de 16,8 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 31,5 mil admissões e 14,7 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 39,69% no seu quadro total de trabalhadores.
No último mês, fevereiro, o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 15,7 mil, em fevereiro, e de 1,1 mil, em janeiro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem negativa em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 3° colocação entre os mais empregaram no ano.
Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: São Paulo (7,29 mil novas vagas geradas), Santa Catarina (2,36 mil) e Minas Gerais (1,91 mil).
3
Ranking
1,1 mil
Mês anterior
15,7 mil
Mês atual
16,8 mil
Ano
Abertura de Empresas
Durante o ano de 2026, foram abertas 2 empresas para atuar com a administração do estado e da política econômica e social. No mês de março, 2 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 0%.
Ao longo do ano, o desempenho do setor é negativo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, a administração do estado e da política econômica e social possui uma relevância bem pequena no cenário brasileiro de abertura de empresas.
No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: Rio de Janeiro (2 novas empresas), Rondônia (0) e Rondônia (0).
0
Mês anterior
2
Mês atual
2
Acumulado no ano
Mercado de Trabalho
No Brasil, a administração do estado e da política econômica e social emprega um total de 42,4 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,09% no mercado de trabalho nacional.
Ao todo, são 562 estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação elevada de médias e grandes empresas com uma média de 75,5 funcionários para cada empresa.
O setor tem uma concentração regional considerada baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (24%), Rio de Janeiro (20,3%) e Minas Gerais (10,9%).
42,4 mil
Empregos
562
Estabelecimentos
Participação MPE
0,18%
Adm. do estado e da política econômica e social
04/04/2026
Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, coletados a partir de fontes de informação oficiais e públicas.
Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada.
Conheça todas as nossas fontes de dados e metodologias na página Caravela Explicada.


