top of page

O novo e o velho 👶⏳👴 #crvlnews001

A todo momento existe algo novo a ser vendido, e a todo instante tem coisa velha sendo nova de novo. Quem vive de novidade já quer pregar a quinta revolução industrial, ao mesmo tempo em que brechós são a nova moda e, pra complicar, o normal que se tornou novo deixou de ser novidade e entre uma onda e outra ninguém mais lembra o que é ser normal.

Assim como os brechós, as newsletters também ganharam nova vida quando o resto do mundo parece só ligar para palavras jogadas em vídeos de 30 segundos. Mais profundo e menos invasivo, as newsletters representam formas de se conectar com a audiência a partir de dicas, reflexões e boas informações (tudo isso usando o bom e velho e-mail).

Se você está cansado de novas tendências a todo momento e políticas que vão e voltam sem nem saber o que deu certo e o que deu errado, prometemos trazer neste canal informações da economia brasileira (sem politizar e sem bolsa de valores), destaques do que está acontecendo regionalmente, afinal o Brasil é o quinto maior país do mundo, e também vamos te trazer resumo das principais pesquisas econômicas e tudo mais que for relevante para uma pessoa bem informada. Esperamos que gostem! :)



Economia sem política

Mesmo os negócios antigos ainda podem ser remodelados para os tempos atuais. Até mesmo vídeo locadoras de dvd continuam sendo criadas. Mas o que realmente tem surgido com força em uma nova modelagem são os brechós. Ao longo de 2021, já somam-se à economia brasileira mais de 185 empresas e o nível de geração de empregos passa de 630, o dobro do ano passado.

Esta tendência não se trata basicamente de alcançar um preço mais competitivo que a venda de produtos novos, mas entra em um movimento de maior racionalidade no consumo. Afinal, ninguém precisa de um guarda-roupas cheio de peças que são usadas uma vez ao ano.

Pra não falar que a economia se faz de coisa antiga, a produção de vídeos tem se destacado como uma das atividades que mais crescem no Brasil. Talvez sendo influenciados pela geração Tiktok, o setor acumula 607 novas empresas e 400 empregos a mais na economia (Veja mais na matéria).



Economia regional

Não só o frio que está atípico no Rio Grande do Sul. Após um ano de severa dificuldade, com queda de quase 5% da atividade econômica, a economia gaúcha não apenas tem se recuperado, mas superado todos os níveis de produção já alcançados.

O estado lidera o crescimento do Brasil, com incríveis 14% de aumento da atividade. Ok, ano passado os níveis estavam baixos e isso ajuda a explicar o desempenho, mas a média brasileira é 6,5%, e o segundo estado com melhor desempenho é Santa Catarina, com 8,9% de aumento. (Veja detalhes).


Acadêmicos do crime

Entre as pesquisas mais recentes da ciência econômica do último mês, destacamos o trabalho de economistas da Universidade de Londrina, que avaliaram a temática do desarmamento ao elaborar uma nota sobre homicídios e a entrada de armas legais nas regiões brasileiras. (Confira detalhes).

De acordo com a pesquisa, o registro de armas legais de fogo e o roubo dessas armas estão diretamente relacionados com o aumento da taxa de homicídios em algumas regiões do Brasil, especialmente no Norte, onde a violência tem crescido alarmantemente.

Ainda no cenário do crime no Brasil, um artigo publicado no 45º Encontro Nacional de Economia da ANPEC abordou a avaliação de políticas públicas de combate à violência contra as mulheres. Os pesquisadores identificaram que após a Lei Maria da Penha, o número de homicídios de mulheres caiu até 35%. (Veja a matéria).


Por hoje é tudo, pessoal!

Se gostou, dá um joinha mental que receberemos o feedback.

Esperamos por vocês na próxima news!

bottom of page