top of page

Geração de Empregos

No acumulado de 2023, até julho deste ano, o segmento das atividades de telecomunicações apresentou um saldo de empregos de 1,2 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 21,2 mil admissões e 20 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 1,6% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, julho, o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 69, em julho, e de -0,2 mil, em junho. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada inferior em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 177° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Minas Gerais (0,39 mil novas vagas geradas), São Paulo (0,23 mil) e Paraná (0,21 mil).

133

Ranking

-0,2 mil

Mês anterior

69

Mês atual

1,2 mil

Ano

03/09/2023

Última atualização:

Fontes de informação e referências:

Composição deste setor:

Provedores de acesso às redes de comunicações, Provedores de voz sobre protocolo internet - voip, Telecomunicações

Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, as análises e índices próprios são construídos a partir de fontes públicas.

  • Saldo de Empregos, dados do CAGED (Ministério do Trabalho);

  • Mercado de trabalho, dados da RAIS (Ministério do Trabalho);

  • Abertura de Empresas, dados do Ministério da Economia;

Abertura de Empresas

Durante o ano de 2023, foram abertas 584 empresas para atuar com as atividades de telecomunicações. No mês de agosto, 97 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um queda de -30,9%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, as atividades de telecomunicações possui uma relevância alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (178 novas empresas), Minas Gerais (53) e Rio Grande do Sul (50).

Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: São Paulo (2,5% crescimento ao mês), Ceará (1,7% a.m.) e Paraná (0,8% a.m.).

67

Mês anterior

97

Mês atual

584

Acumulado no ano

Mercado de Trabalho

No Brasil, as atividades de telecomunicações empregam um total de 75,1 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância alta, com uma participação de 0,15% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 6 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui alta participação de micro e pequenas empresas com uma média de 12,5 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada muito baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (26%), Rio de Janeiro (12,7%) e Minas Gerais (9,5%).

No segmento, existem 28,2 mil microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma represenatividade alta em relação ao total de MEIs do Brasil. Além disso, a estrutura do segmento é marcada pela presença de microempreendedores individuais, com cerca de 37,57 MEI para cada cem trabalhadores.

75,1 mil

Empregos

6 mil

Estabelecimentos

Participação MPE

77,64%

Outras atividades de telecomunicações

Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Pesquisas de Mercado

Pesquisas de Mercado prontas, esperando sua personalização e o sucesso do seu negócio.

Informação para decisões mais inteligentes

Encontre mais informações e obtenha relatórios completos das cidades

Eleve seu potencial

Desbloqueie o acesso a informações premium e faça sua pesquisa de mercado completa e personalizada em poucos minutos.

Elevando potencial
bottom of page