Geração de Empregos
No acumulado de 2022, até novembro deste ano, o segmento das atividades de organizações associativas patronais, empresariais e profissionais apresentou um saldo de empregos de 2,2 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 13,8 mil admissões e 11,6 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 1,13% no seu quadro total de trabalhadores.
No último mês, novembro, o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 114, em novembro, e de 81, em outubro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada superior em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 200° colocação entre os mais empregaram no ano.
Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Minas Gerais (0,57 mil novas vagas geradas), São Paulo (0,36 mil) e Santa Catarina (0,24 mil).
81
Mês atual
114
Mês anterior
153
Ano
2,2 mil
Ranking
19/01/2023
Última atualização:
⛲ Fontes de informação e referências:
Composição deste setor:
Organizações associativas patronais e empresariais, Fiscalização profissional, Outras atividades associativas profissionais, Outras atividades associativas profissionais
Sempre trabalhamos com as informações mais recentes disponíveis, as análises e índices próprios são construídos a partir de fontes públicas.
-
Saldo de Empregos, dados do CAGED (Ministério do Trabalho);
-
Mercado de trabalho, dados da RAIS (Ministério do Trabalho);
-
Abertura de Empresas, dados do Ministério da Economia;
Abertura de Empresas
Durante o ano de 2022, foram abertas 159 empresas para atuar com as atividades de organizações associativas patronais, empresariais e profissionais. No mês de dezembro, 15 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um queda de 0%.
Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, as atividades de organizações associativas patronais, empresariais e profissionais possui uma relevância pequena no cenário brasileiro de abertura de empresas.
No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (46 novas empresas), Minas Gerais (38) e Rio de Janeiro (26).
Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Rio Grande do Sul (45% crescimento ao mês), Minas Gerais (2,6% a.m.) e Amazonas (0,8% a.m.).
15
Mês atual
15
Mês anterior
Acumulado no ano
159
Mercado de Trabalho
No Brasil, as atividades de organizações associativas patronais, empresariais e profissionais empregam um total de 193,9 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância alta, com uma participação de 0,14% no mercado de trabalho nacional.
Ao todo, são 17,7 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação elevada de médias e grandes empresas com uma média de 10,9 funcionários para cada empresa.
O setor tem uma concentração regional considerada muito baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (28,4%), Rio de Janeiro (10,3%) e Santa Catarina (8,6%).
0,82%
Estabelecimentos
17,7 mil
Participação MPE
Empregos