Vendas do comércio catarinense crescem 4,9% no ano, quarto melhor resultado do país

Em Santa Catarina, as vendas do comércio caíram 1,7% em setembro, registrando o pior desempenho da região Sul do país. No Rio Grande do Sul, houve alta 1,1%, enquanto no Paraná as vendas cresceram 0,6%.


Santa Catarina


Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados nesta quarta-feira (11) pelo IBGE, mostram que o volume de vendas do comércio catarinense recuou 1,4% em setembro. O resultado está abaixo da média das vendas nacionais, que avançaram 0,6% no mês.


Em comparação com setembro do ano passado, as vendas cresceram 10,5%. No acumulado do ano, avançaram 4,9%, sendo o quarto melhor resultado do país no período. Os resultados ficaram acima das vendas nacionais, que permaneceram estáveis.


O resultado positivo do ano foi influenciado pelo aumento das vendas dos hipermercados e supermercados (14,5%), móveis e eletrodomésticos (9,7%) e de artigos farmacêuticos (6,7%).


Paraná


As vendas do comércio paranaense cresceram 0,6% em setembro. Essa foi a segunda alta consecutiva, após queda de 1,9% das vendas em julho.


Frente a setembro de 2019, houve expansão de 4,0%. No acumulado do ano, as vendas do comércio tiveram leve alta de 0,2%, apesar de apresentar primeiro resultado negativo após cinco meses de queda.


Contribuíram para o resultado positivo, do ano, as vendas de móveis e eletrodomésticos (9,3%), de artigos farmacêuticos (6,9%) e de hipermercados e supermercados (6,0%).


Rio Grande do Sul


No estado gaúcho o comércio cresceu 1,1% em setembro, sendo o melhor resultado desde julho deste ano.


Frente a setembro do ano passado, o resultado foi melhor, com alta de 4,4%. Mas no acumulado do ano, o comércio da região recuou 2,6%.


No ano, a queda foi influenciada principalmente pela redução das vendas de tecidos e vestuário (-36,2%) e de livros e jornais (-34,3%). Nesse período, somente as vendas dos hipermercados e supermercados (6,9%) e de artigos farmacêuticos (0,2%) cresceram.



Ilustração: Domínio público.

Posts recentes

Ver tudo