Setor de serviços de SC cresce 0,7% em novembro, menor crescimento desde abril

O setor de serviços cresceu em toda região Sul em novembro. Destaque para o Rio Grande do Sul, que liderou a alta da região ao crescer 3,2% no mês.


Santa Catarina


Os dados da Pesquisa Mensal dos Serviços, divulgados nesta quarta (13) pelo IBGE, mostram que o volume de serviços catarinense cresceu 0,7% em novembro frente a outubro deste ano, sendo o menor crescimento desde abril deste ano.


Em comparação com novembro do ano passado, entretanto, o volume de serviços cresceu 4,6%, o segundo melhor resultado do país. No acumulado do ano os resultados foram negativos, com retração de 4,7%. Com esse resultado, o setor acumula nove meses de queda.


A queda no ano está associada principalmente à redução do volume de serviços prestados às famílias (-26,1%) e dos serviços de informação e comunicação (-6,9%). Apenas duas atividades tiveram resultado positivo no período: serviços profissionais (9,2%) e outros serviços (0,6%).


Paraná


O volume de serviços paranaense avançou 2,1% em novembro, depois de permanecer estável em outubro. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, porém, os resultados foram negativos com queda de 8,6%. No acumulado do ano a queda foi ainda mais acentuada, de 10%.


Entre as atividades, outros serviços (-9,4%) e serviços de informação e comunicação (-8,9%), exerceram a influência negativa mais relevante na queda no ano.



Rio Grande do Sul


O volume de serviços no Rio Grande do Sul cresceu 3,2% em novembro, melhor desempenho da região Sul. Já em comparação com novembro do ano passado, houve retração de 6,9%.


No acumulado do ano, o setor de serviços do estado recuou 13,1%, com queda em todas as atividades. As mais acentuadas foram nos serviços prestados às famílias (-38,6%), em transportes (-13,4%) e em outros serviços (-13,4%).


Photo by LOGAN WEAVER on Unsplash.

Posts recentes

Ver tudo