top of page

Provavelmente você nunca ouviu falar da cidade com uma das melhores economias de SC

Atualizado: 22 de mar. de 2022

Desde 2017, Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional pela rápida recuperação econômica. Mantendo a taxa histórica de menor taxa de desocupação do Brasil, o estado catarinense também tem sido um dos que mais geram empregos e também é um dos líderes no crescimento da atividade econômica nacional.


Naturalmente que as capitais regionais Joinville, Florianópolis, Itajaí e Chapecó são grandes responsáveis por este resgate da produção econômica do estado. Por outro lado, uma análise regional do estado também revela inúmeras movimentações econômicas de destaque em pequenas cidades.


Um destes destaques é a pequena cidade de Vargem Bonita. Com apenas 4,5 mil habitantes e menos de 0,1% de representatividade da população catarinense, o município lidera o ranking de desempenho econômico em Santa Catarina.


Considerado um centro local de baixa influência nos municípios vizinhos, o município de Vargem Bonita é do entorno da pequena região de Joaçaba e tem sua economia formada principalmente pela presença industrial, tais como as atividades de fabricação de papel, extração de granito e fabricação de adubos e fertilizantes.


Buscando avaliar os pontos fortes e fracos de cada município, o Índice Caravela de Desempenho Econômico considera em seu cálculo o tamanho da cidade, o seu potencial de consumo, a oportunidade de negócios, o crescimento e a regularidade do consumo.


Apesar de receber uma pequena nota pelo seu tamanho e pela baixa influência nos municípios vizinhos, Vargem Bonita conta com um alto potencial de consumo da sua população, com remuneração média e PIB per capita bem acima da média estadual.


Outros fatores positivos são o crescimento, que superou a marca de 30% em volume de arrecadação no ano de 2018, e a regularidade do consumo, com baixas variações durante os meses do ano. Por fim, a avaliação das Oportunidades de Negócios mostra que o comércio da cidade ainda é pouco explorado, restando grande potencial para a expansão do empreendedorismo.


Conheça mais detalhes de Vargem Bonita e o desempenho das demais cidades catarinenses em caravela.biz/caracteristicas.

bottom of page