top of page

Pior momento da recessão econômica já passou para mais da metade dos municípios

Seis a cada dez cidades catarinenses mostraram recuperação gradual da arrecadação de ICMS em junho


Apesar das estimativas de mercado apontarem para um longo período de recuperação econômica, com reduções superiores a 6,5% no ano de 2020, a arrecadação de ICMS indica que o fundo do poço já possa ter passado para mais da metade dos municípios catarinenses.


O termo representa o período de maior queda da economia, o qual é sucedido por movimentos graduais de recuperação do nível de atividade econômica. 


Após reduzir 5% na passagem de abril para maio, a arrecadação de ICMS aumentou 8% em junho. Na comparação com 2019, o mês de junho ainda mostrou baixa de 17%, o que representa melhoria na atividade econômica, visto que em abril e maio as quedas ultrapassaram a faixa de 20%.


Cerca de 60% dos municípios catarinenses seguiram esta tendência e apresentaram incrementos na arrecadação do mês. Entre eles, destacam-se as cidades de Joinville, Içara, Tijucas, Timbó e Rio do Sul, que além do bom desempenho frente a maio, também mostraram crescimento em relação a junho de 2019.


Os números são reflexo do retorno gradual do comércio e da melhora na confiança dos consumidores. Inevitavelmente, setores ligados ao turismo e a entretenimento serão mais impactados, o que prejudica algumas cidades. Mas é importante que sejam encontradas alternativas para manter o equilíbrio entre as medidas de prevenção e a atividade econômica.


Os municípios que têm forte presença da indústria de alimentos, como Chapecó, Seara, Videira e Concórdia, também registraram aumentos na atividade econômica de junho e estão entre as poucas cidades que mantêm desempenho positivo no ano de 2020.



bottom of page