top of page

O que as 10 tendências globais de consumo para 2020 dizem para o seu negócio

Atualizado: 22 de mar. de 2022

No início desse ano, a Euromonitor International - uma das empresas líderes em pesquisa de mercado - lançou o estudo de tendências globais de consumo para o ano de 2020.


Entre as principais temáticas, destacam-se algumas mudanças de comportamento dos consumidores, principalmente relacionadas às questões ambientais e de bem-estar, além dos impactos das tecnologias digitais e de inteligência artificial nos consumidores.


Ainda que seja abrangente e envolva muitas questões ainda disruptivas, é possível notar pontos relevantes e úteis das tendências globais para a realidade de qualquer comércio local.



Em primeiro lugar, o relatório traz a informação que o consumidor está mais receptivo ao consumo de bens notadamente tecnológicos. As vendas de aspiradores de pó robôs e de caixas de som inteligentes aumentaram significativamente nos últimos anos. Segundo a instituição, este comportamento está associado a uma visão positiva da tecnologia, de que ela está posta para facilitar tarefas rotineiras.


Bem, isso não significa apenas que você deve colocar o R2D2 na vitrine de sua loja, mas que as pessoas estão abertas a experimentar coisas novas, especialmente se isso trazer conveniência às suas rotinas. Combinado com as demais tendências de sustentabilidade e reúso (que falaremos na sequência), esta temática nos diz para olhar para produtos que contribuam nas tarefas, menos glamour e mais praticidade.


A preferência por conveniência também está muito atrelada a personalização de serviços e produtos, o que, por sua vez, pode não ser tão facilmente atendida pelas empresas por conta de uma segunda tendência de segurança da informação. A tarefa não é simples pois, ao mesmo tempo que os consumidores querem produtos personalizados, boa parte deles não está disposto a compartilhar suas informações com as empresas, então mais do que nunca é preciso encontrar soluções inovadoras.



Cuidados com o bem-estar e o zelo por produtos sustentáveis e ecologicamente corretos também ganham destaque. De maneira geral, o estudo afirma que as empresas estão estimulando a diversidade e tornando seus produtos acessíveis a todos os consumidores. Para o comerciante, isto significa que podem surgir oportunidades com novos nichos de mercado, que solucionem problemas ainda não resolvidos.



Novos nichos de mercado também podem surgir da questão do bem-estar. Os dados da Euromonitor mostram redução global do uso de cigarros e consumo de álcool, bem como diminuição da automedicação. Por conta disso, o relatório conclui que os consumidores estão colocando a saúde em primeiro plano, priorizando produtos e atividades que o façam sentir melhor.



Outra temática que tem despertado a atenção é a busca por alternativas de mobilidade urbana. Além da prática de esportes físicos, formas modulares de transportes podem ser a solução para fugir de congestionamentos e lentidões. Em termos globais, nota-se aumento percentual do número de famílias sem acesso a veículo próprio, o que reforça a busca de formas alternativas de locomoção.


Relacionado a mobilidade, outro ponto de destaque é o crescente número de pessoas com rotinas de trabalho, compras e até de exercícios físicos sendo realizados no conforto de suas residências e distante das agitações urbanas.


Além da preocupação pelo ambiente, o reúso também surge como uma temática global emergente, refletindo a busca por parte das empresas de produzir mais com menos. Naturalmente que esta prática vale também para o consumidor, que quer evitar desperdícios e pode estar mais aberto a soluções que o ajudem nisso.


O varejo regional ainda pode se beneficiar pela busca dos consumidores de produtos que tenham autenticidade e reforcem as características e costumes locais. A Euromonitor afirma que as grandes marcas estão sofisticando seus processos de venda para atender as preferências locais sem perder a identidade de suas marcas. Por outro lado, empresas que consigam se beneficiar do caráter regional estão conseguindo adentrar em rotas globais de vendas.


A autenticidade também é elemento fundamental para chamar a atenção de seus clientes. Uma tendência global mostrada pelo relatório é a facilidade de acesso a toneladas de informação enquanto a capacidade humana de assimilar tudo isso não aumentou na mesma proporção. Assim, as pessoas vão estar sempre procurando por informações mais personalizadas, únicas e atrativas.


De um modo geral, o estudo das tendências globais de consumo indica que as preferências são por produtos mais convenientes, práticos, saudáveis, diferentes e sustentáveis. Por outro lado, é preciso estar atento às condições de venda para que os consumidores possam entender os benefícios e para que se sintam seguros quanto ao uso das informações compartilhadas.




bottom of page