top of page

Mais de metade dos municípios gaúchos resistem aos efeitos negativos da pandemia

Atualizado: 22 de mar. de 2022

Apesar da queda histórica na arrecadação do estado em maio, mais da metade dos municípios gaúchos têm aumento da arrecadação no mês e no ano.


Em matéria publicada no dia 2 de junho aqui no blog da Caravela, havíamos relatado que a arrecadação de ICMS de maio no Rio Grande do Sul apresentou a maior queda de década, de -27%.


Apesar da redução estadual histórica, a divulgação dos números municipais mostram que diversas cidades gaúchas ainda resistem aos efeitos da pandemia. Entre os mais proeminentes, São Leopoldo, Pelotas, Uruguaiana e Santo Ângelo são as cidades que permanecem com números positivos no ano e na comparação de maio de 2020 com o mesmo mês do ano anterior.


Estas diferenças nos números das cidades são reflexo da estrutura econômica delas. Cidades que têm o turismo como grande fonte de renda, como Gramado e Chuí, por exemplo, tendem a ser mais impactadas pela situação atual. Por outro lado, aqueles municípios que possuem uma economia mais diversificada e que já estavam com movimento de ascendência, devem mostrar mais resiliência.


Entre os setores, as operações que mantém saldo positivo no ano estão relacionadas à alimentação, saúde, energia e petróleo. As demais atividades, como fabricação de bebidas alcoólicas (-52%), comércio de veículos (-51%), restaurante (-39%), comércio atacadista de produtos não-alimentícios (-38%) e transporte rodoviário (-29%), continuam apresentando quedas nos resultados.



Para os usuários do site, a Caravela disponibiliza um painel de acompanhamento dos resultados da arrecadação de todos os municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


bottom of page