top of page

Gossip Nobel, Arthur novo Enzo e a onda de pedidos de demiss√ĶesūüíÖūüĎ∂ūüŹÉ‚Äć‚ôÄÔłŹ#crvlnews006

Podemos ser cientistas rancorosos, mas a √ļnica coisa que nos interessou neste Nobel de Economia √© a treta que o David Henderson deu in√≠cio. Ficamos sabendo da fofoca pelo Greg Mankiw, que comparou duas not√≠cias, a do Krugman (aquele dos aliens) e a do Henderson.

De um lado, Krugman exalta uma das pesquisas mencionadas no Nobel, em que supostamente um aumento do salário mínimo em New Jersey teria contribuído levemente para o aumento do emprego, o que romperia com o básico da oferta e demanda no mercado de trabalho.

Pois bem, o problema da pesquisa, segundo Henderson, √© que os dados foram obtidos por liga√ß√£o telef√īnica aos restaurantes de fast-food. Para comprovar a incoer√™ncia, ele ainda cita outro estudo que tamb√©m analisa o antes e depois do aumento do sal√°rio m√≠nimo de New Jersey, mas este realizado a partir de dados da folha de pagamento das empresas e que aponta justamente para a diminui√ß√£o do n√≠vel de emprego na regi√£o a partir do aumento do sal√°rio m√≠nimo.



Economia sem política

‚ÄúThe Great Resignation‚ÄĚ n√£o √© um filme ou seriado, √© como est√° sendo chamado o pedido de demiss√£o em massa no mercado de trabalho dos Estados Unidos. Somente em agosto, 4,3 milh√Ķes de pessoas se demitiram.

Aqui no Brasil este movimento não tem chamado tanta a atenção, mas também estamos vivenciando uma alta relevante dos pedidos de demissão. Em agosto, 35% dos desligamentos no mercado de trabalho foram a pedido, o maior percentual da história. O crescimento em valores absolutos passou de 55%, com cerca de 1,1 milhão de pedidos de desligamento a mais que em 2020.

Os setores da tecnologia e financeiro se destacam neste movimento, ao mesmo tempo em que o tamanho da empresa parece ser um fator de influência na decisão por deixar os postos de trabalho.

Confira a matéria completa.


Economia Regional Dessa vez, trouxemos um dado que n√£o est√° relacionado √† economia, mas √© bem curioso. Apresentamos neste artigo a falta de criatividade da Regi√£o Sul ao escolher o nome de seus filhos. Segundo dados do Portal da Transpar√™ncia do Registro Civil, da Arpen Brasil, os 50 nomes mais comuns da Regi√£o Sul representam quase 40% do total dos nascimentos, nas demais regi√Ķes este percentual fica, no m√°ximo, na casa de 15%. Outro fato que chama a aten√ß√£o √© a queda do uso de Enzo e a ascens√£o dos nomes Miguel e Arthur, confere l√°.

Acad√™micos da educa√ß√£o Hoje a Profe n√£o vem, voc√™s podem ficar na sala lendo livros ou ir ao recreio mais cedo! Era assim que receb√≠amos o recado no Rio Grande do Sul quando o(a) professor(a) faltava. Para avaliar os motivos do absente√≠smo dos professores, a Priscilla Tavares e o Lucas Honda, da FGV, avaliaram os casos do estado de S√£o Paulo. Os dados s√£o antigos, de 2007, mas revelam resultados bem interessantes. Segundo os autores, pelo menos parte das aus√™ncias √© discricion√°ria e poderiam ser evitadas. Os dados indicam que o comportamento dos professores depende do ambiente organizacional, sendo que condi√ß√Ķes de trabalho mais adequadas, como boa infraestrutura e melhor distribui√ß√£o da carga hor√°ria s√£o relevantes para a assiduidade. O absente√≠smo gera custos diretos e indiretos que afetam a qualidade do ensino, portanto, vale a pena avaliar os fatores associados √†s faltas e adequar os ambientes para melhora da assiduidade. O artigo completo est√° publicado na Revista de Estudos Econ√īmicos da USP e pode ser acessado por aqui. Aproveitando a tem√°tica, voc√™ acha que os alunos que fizeram interc√Ęmbio t√™m melhores desempenhos estudantis que os demais? O artigo rec√©m publicado na Revista An√°lise Econ√īmica, da UFRGS, avalia se os participantes do Programa Aluno Sem Fronteiras se sa√≠ram melhor ou pior que os demais alunos na prova do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Os resultados apontam que sim, estes alunos que fizeram interc√Ęmbio se sa√≠ram melhor, mas a coisa n√£o foi t√£o diferente quanto os demais e, por isso, os autores avaliam que (do ponto de vista de desempenho estudantil, apenas) o programa n√£o √© efetivo, pois o custo √© muito alto para pequenas melhorias de resultado.



Hoje tem dicas

J√° est√£o come√ßando as decora√ß√Ķes de Natal e voc√™ ainda t√° postergando o curso de Python, n√£o √©? Chega dessa enrola√ß√£o, o IDP liberou um Open Class de An√°lise de dados com Python, √© gr√°tis e come√ßa no dia 25, basta se cadastrar no site.

Quer uma dica de série para alcançar sucesso no seu trabalho? Então vá procurar um coach, aqui a gente dá dica de seriado legal que não tem nada a ver com nada.

Vale a pena assinar a Apple TV só para conferir Ted Lasso, que conta a história de Ted, um técnico mediano de futebol americano que é contratado para treinar um time da Premiere League, ganhou o prêmio de melhor comédia no Emmy, além de dois outros prêmios.

√Č sempre bom lembrar, nos sigam no Instagram, Twitter e LinkedIn.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page