top of page

Job Generation

No acumulado de 2026, até março deste ano, o segmento do transporte de carga apresentou um saldo de empregos de 19,8 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 213,3 mil admissões e 193,5 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 1,53% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, março, o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 19,3 mil, em março, e de 4,7 mil, em fevereiro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem positiva em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 102° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: São Paulo (13,19 mil novas vagas geradas), Goiás (1,31 mil) e Minas Gerais (1,29 mil).

5

ranking

4,7 mil

Last month

19,3 mil

Current month

19,8 mil

Year

Starting a Business

Durante o ano de 2026, foram abertas 1,2 mil empresas para atuar com o transporte de carga. No mês de abril, 338 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 15,1%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é negativo e a tendência de crescimento para os próximos meses é superior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, o transporte de carga possui uma relevância bem alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (280 novas empresas), Minas Gerais (122) e Paraná (109).

Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Acre (0,5% crescimento ao mês), Amapá (-0,3% a.m.) e Roraima (-0,7% a.m.).

389

Last month

338

Current month

1,2 mil

Accumulated in the year

Job market

No Brasil, o transporte de carga emprega um total de 1,3 milhões de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância bem alta, com uma participação de 2,27% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 119,1 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por micro e pequenas empresas com uma média de 10,9 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (30,3%), Minas Gerais (11,7%) e Paraná (8,9%).

No segmento, existem 761,5 mil microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade bem alta em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de 199371 MEIs, o que representa uma variação de 35,5%. Além disso, a estrutura do segmento é marcada pela presença de microempreendedores individuais, com cerca de 58,74 MEI para cada cem trabalhadores.

1,3 milhões

jobs

119,1 mil

establishments

SME Participation

64,19%

✓ FOLLOW THIS SECTOR

Transporte rodoviário de carga

Whatsapp
brandmark-design_edited.png

Sources of information and references:

06/05/2026

We always work with the most recent information that exists and work from public data to build our own analysis and indices, which help in the development of the local economy.

Constructed from several indicators, the Índice Caravela evaluates five main economic pillars of cities: 1. Size, 2. Consumption potential, 3. Growth, 4. Diversification and 5. Seasonality.

This research was done from public data sources, as follows:

 

  • GDP, data do IBGE;

  • Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);

  • Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);

  • Starting a Business, data from the Ministry of Economy;

  • Car fleet, data from DENATRAN.

  • farming, data from IBGE.

  • Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.

This research was done from public data sources, as follows:

 

  • GDP, data do IBGE;

  • Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);

  • Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);

  • Starting a Business, data from the Ministry of Economy;

  • Car fleet, data from DENATRAN.

  • farming, data from IBGE.

  • Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.

bottom of page