Job Generation
No acumulado de 2025, até março deste ano, o segmento da extração de outros minerais não-metálicos apresentou um saldo de empregos de 281 vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 2 mil admissões e 1,7 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 1,18% no seu quadro total de trabalhadores.
No último mês, março, o desempenho do setor apresentou uma piora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 60, em março, e de 152, em fevereiro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada superior em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 157° colocação entre os mais empregaram no ano.
Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Bahia (0,1 mil novas vagas geradas), Minas Gerais (0,06 mil) e Santa Catarina (0,04 mil).
185
ranking
152
Last month
60
Current month
281
Year
Starting a Business
Durante o ano de 2020, foram abertas 36 empresas para atuar com a extração de outros minerais não-metálicos. No mês de junho, 7 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um queda de -28,6%.
Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é inferior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, a extração de outros minerais não-metálicos possui uma relevância pequena no cenário brasileiro de abertura de empresas.
No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: Minas Gerais (15 novas empresas), Rio Grande do Norte (4) e Rio Grande do Norte (4).
Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Rio Grande do Norte (1% crescimento ao mês), Minas Gerais (0,3% a.m.) e Roraima (0% a.m.).
5
Last month
7
Current month
36
Accumulated in the year
Job market
No Brasil, a extração de outros minerais não-metálicos empregam um total de 23,8 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,05% no mercado de trabalho nacional.
Ao todo, são 879 estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por médias e grandes empresas com uma média de 27,1 funcionários para cada empresa.
O setor tem uma concentração regional considerada baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: Minas Gerais (26,4%), Rio Grande do Norte (21,2%) e Bahia (9,9%).
No segmento, existem 161 microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade pequena em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de -6 MEIs, o que representa uma variação de -3,6%. Além disso, a estrutura do segmento é mais voltada para vínculos formais de emprego, com cerca de 6,75 MEI para cada mil trabalhadores.
23,8 mil
jobs
879
establishments
SME Participation
29,12%
Outros minerais não-metálicos
⛲ Sources of information and references:
This research was done from public data sources, as follows:
-
GDP, data do IBGE;
-
Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);
-
Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);
-
Starting a Business, data from the Ministry of Economy;
-
Car fleet, data from DENATRAN.
-
farming, data from IBGE.
-
Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.
02/05/2025
We always work with the most recent information that exists and work from public data to build our own analysis and indices, which help in the development of the local economy.
Constructed from several indicators, the Índice Caravela evaluates five main economic pillars of cities: 1. Size, 2. Consumption potential, 3. Growth, 4. Diversification and 5. Seasonality.