top of page

Job Generation

No acumulado de 2025, até setembro deste ano, o segmento das lâmpadas e outros equipamentos de iluminação apresentou um saldo de empregos de -0,1 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 3,6 mil admissões e 3,7 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de -1,38% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, setembro , o desempenho do setor apresentou uma melhora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de -21, em setembro , e de -29, em agosto. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada inferior em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 263° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Santa Catarina (0,08 mil novas vagas geradas), Pernambuco (0,06 mil) e Rio de Janeiro (0,01 mil).

263

ranking

-29

Last month

-21

Current month

-0,1 mil

Year

Starting a Business

Durante o ano de 2025, foram abertas 19 empresas para atuar com as lâmpadas e outros equipamentos de iluminação. No mês de outubro, 2 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 100%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é negativo e a tendência de crescimento para os próximos meses é muito baixa. Em comparação com as demais atividades econômicas, as lâmpadas e outros equipamentos de iluminação possui uma relevância bem pequena no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (11 novas empresas), Paraná (2) e Ceará (1).

Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Minas Gerais (0% crescimento ao mês), Minas Gerais (0% a.m.) e Minas Gerais (0% a.m.).

4

Last month

2

Current month

19

Accumulated in the year

Job market

No Brasil, as lâmpadas e outros equipamentos de iluminação emprega um total de 10,7 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância bem pequena, com uma participação de 0,02% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 679 estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por micro e pequenas empresas com uma média de 15,7 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada muito alta, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (50%), Minas Gerais (11,1%) e Paraná (9,8%).

No segmento, existem 791 microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade pequena em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de 0 MEIs, o que representa uma variação de 0%. Além disso, a estrutura do segmento é mais voltada para vínculos formais de emprego, com cerca de 74,18 MEI para cada mil trabalhadores.

10,7 mil

jobs

679

establishments

SME Participation

66,57%

✓ FOLLOW THIS SECTOR

Lâmpadas e equipamentos de iluminação

Whatsapp
Nova logo_edited.png

Sources of information and references:

02/12/2025

We always work with the most recent information that exists and work from public data to build our own analysis and indices, which help in the development of the local economy.

Constructed from several indicators, the Índice Caravela evaluates five main economic pillars of cities: 1. Size, 2. Consumption potential, 3. Growth, 4. Diversification and 5. Seasonality.

This research was done from public data sources, as follows:

 

  • GDP, data do IBGE;

  • Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);

  • Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);

  • Starting a Business, data from the Ministry of Economy;

  • Car fleet, data from DENATRAN.

  • farming, data from IBGE.

  • Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.

This research was done from public data sources, as follows:

 

  • GDP, data do IBGE;

  • Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);

  • Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);

  • Starting a Business, data from the Ministry of Economy;

  • Car fleet, data from DENATRAN.

  • farming, data from IBGE.

  • Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.

bottom of page