top of page

Job Generation

No acumulado de 2025, até setembro deste ano, o segmento da gestão de ativos intangíveis não-financeiros apresentou um saldo de empregos de 15 vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 9,5 mil admissões e 9,5 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 0,06% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, setembro , o desempenho do setor apresentou uma piora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de -67, em setembro , e de 0, em agosto. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem negativa em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 245° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Rio Grande do Sul (0,12 mil novas vagas geradas), Minas Gerais (0,05 mil) e Goiás (0,04 mil).

240

ranking

0

Last month

-67

Current month

15

Year

Starting a Business

Durante o ano de 2025, foram abertas 1 mil empresas para atuar com a gestão de ativos intangíveis não-financeiros. No mês de outubro, 100 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 9%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é inferior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, a gestão de ativos intangíveis não-financeiros possui uma relevância alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (380 novas empresas), Minas Gerais (100) e Paraná (94).

Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Bahia (2% crescimento ao mês), Espírito Santo (0,7% a.m.) e Pernambuco (0,6% a.m.).

109

Last month

100

Current month

1 mil

Accumulated in the year

Job market

No Brasil, a gestão de ativos intangíveis não-financeiros empregam um total de 24,1 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,05% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 2,2 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por médias e grandes empresas com uma média de 11,1 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada alta, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (34%), Paraná (28,6%) e Rio de Janeiro (8%).

No segmento, existem 2 microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade bem pequena em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de 2 MEIs, o que representa uma variação de 0%. Além disso, a estrutura do segmento é mais voltada para vínculos formais de emprego, com cerca de 0,08 MEI para cada mil trabalhadores.

24,1 mil

jobs

2,2 mil

establishments

SME Participation

48,94%

✓ FOLLOW THIS SECTOR

Gestão de ativos intangíveis não-financeiros

Whatsapp
Nova logo_edited.png

Sources of information and references:

02/12/2025

We always work with the most recent information that exists and work from public data to build our own analysis and indices, which help in the development of the local economy.

Constructed from several indicators, the Índice Caravela evaluates five main economic pillars of cities: 1. Size, 2. Consumption potential, 3. Growth, 4. Diversification and 5. Seasonality.

This research was done from public data sources, as follows:

 

  • GDP, data do IBGE;

  • Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);

  • Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);

  • Starting a Business, data from the Ministry of Economy;

  • Car fleet, data from DENATRAN.

  • farming, data from IBGE.

  • Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.

This research was done from public data sources, as follows:

 

  • GDP, data do IBGE;

  • Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);

  • Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);

  • Starting a Business, data from the Ministry of Economy;

  • Car fleet, data from DENATRAN.

  • farming, data from IBGE.

  • Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.

bottom of page