Job Generation
No acumulado de 2025, até setembro deste ano, o segmento das atividades de consultoria em gestão empresarial apresentou um saldo de empregos de 11 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 82,9 mil admissões e 71,9 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 5,62% no seu quadro total de trabalhadores.
No último mês, setembro , o desempenho do setor apresentou uma piora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 894, em setembro , e de 2,2 mil, em agosto. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada bem positiva em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 66° colocação entre os mais empregaram no ano.
Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: Rio de Janeiro (3,14 mil novas vagas geradas), São Paulo (2,51 mil) e Distrito Federal (0,94 mil).
53
ranking
2,2 mil
Last month
894
Current month
11 mil
Year
Starting a Business
Durante o ano de 2025, foram abertas 16,8 mil empresas para atuar com as atividades de consultoria em gestão empresarial. No mês de setembro, 2 mil novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um queda de -4,3%.
Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é muito alta. Em comparação com as demais atividades econômicas, as atividades de consultoria em gestão empresarial possui uma relevância bem alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.
No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (6910 novas empresas), Minas Gerais (1880) e Paraná (1220).
Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Rondônia (0,9% crescimento ao mês), Piauí (0,8% a.m.) e Mato Grosso (0,6% a.m.).
1,9 mil
Last month
2 mil
Current month
16,8 mil
Accumulated in the year
Job market
No Brasil, as atividades de consultoria em gestão empresarial emprega um total de 195,6 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância bem alta, com uma participação de 0,42% no mercado de trabalho nacional.
Ao todo, são 14,8 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui participação marcada por micro e pequenas empresas com uma média de 13,2 funcionários para cada empresa.
O setor tem uma concentração regional considerada alta, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (42,5%), Rio de Janeiro (16,9%) e Minas Gerais (7,1%).
No segmento, existem 6 microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade pequena em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de 6 MEIs, o que representa uma variação de 0%. Além disso, a estrutura do segmento é muito mais voltada para vínculos formais de emprego, com cerca de 3,07 MEI para cada 100 mil trabalhadores.
195,6 mil
jobs
14,8 mil
establishments
SME Participation
55,81%
Consultoria em gestão empresarial
⛲ Sources of information and references:
03/11/2025
We always work with the most recent information that exists and work from public data to build our own analysis and indices, which help in the development of the local economy.
Constructed from several indicators, the Índice Caravela evaluates five main economic pillars of cities: 1. Size, 2. Consumption potential, 3. Growth, 4. Diversification and 5. Seasonality.
This research was done from public data sources, as follows:
-
GDP, data do IBGE;
-
Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);
-
Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);
-
Starting a Business, data from the Ministry of Economy;
-
Car fleet, data from DENATRAN.
-
farming, data from IBGE.
-
Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.
This research was done from public data sources, as follows:
-
GDP, data do IBGE;
-
Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);
-
Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);
-
Starting a Business, data from the Ministry of Economy;
-
Car fleet, data from DENATRAN.
-
farming, data from IBGE.
-
Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.


