top of page

Job Generation

No acumulado de 2026, até fevereiro deste ano, o segmento da fabricação de artigos para viagem e de artefatos diversos de couro apresentou um saldo de empregos de 350 vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 1,9 mil admissões e 1,6 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 1,67% no seu quadro total de trabalhadores.

No último mês, fevereiro, o desempenho do setor apresentou uma piora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 166, em fevereiro, e de 184, em janeiro. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada superior em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 67° colocação entre os mais empregaram no ano.

Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: São Paulo (0,14 mil novas vagas geradas), Bahia (0,11 mil) e Rio Grande do Sul (0,09 mil).

136

ranking

184

Last month

166

Current month

350

Year

Starting a Business

Durante o ano de 2026, foram abertas 1 empresas para atuar com a fabricação de artigos para viagem e de artefatos diversos de couro. No mês de março, 0 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 0%.

Ao longo do ano, o desempenho do setor é negativo e a tendência de crescimento para os próximos meses é inferior aos demais setores. Em comparação com as demais atividades econômicas, a fabricação de artigos para viagem e de artefatos diversos de couro possui uma relevância bem pequena no cenário brasileiro de abertura de empresas.

No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: Distrito Federal (1 novas empresas), Rondônia (0) e Rondônia (0).

1

Last month

0

Current month

1

Accumulated in the year

Job market

No Brasil, a fabricação de artigos para viagem e de artefatos diversos de couro emprega um total de 21 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,05% no mercado de trabalho nacional.

Ao todo, são 2,2 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui alta participação de micro e pequenas empresas com uma média de 9,4 funcionários para cada empresa.

O setor tem uma concentração regional considerada baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (25%), Rio Grande do Sul (22,4%) e Minas Gerais (13,2%).

No segmento, existem 12,7 mil microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade alta em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de -191 MEIs, o que representa uma variação de -1,5%. Além disso, a estrutura do segmento é marcada pela massiva presença de microempreendedores individuais, com cerca de 0,61 MEI para cada trabalhador.

21 mil

jobs

2,2 mil

establishments

SME Participation

83,45%

✓ FOLLOW THIS SECTOR

Artigos para viagem e de couro

Whatsapp
Nova logo_edited.png

Sources of information and references:

04/04/2026

We always work with the most recent information that exists and work from public data to build our own analysis and indices, which help in the development of the local economy.

Constructed from several indicators, the Índice Caravela evaluates five main economic pillars of cities: 1. Size, 2. Consumption potential, 3. Growth, 4. Diversification and 5. Seasonality.

This research was done from public data sources, as follows:

 

  • GDP, data do IBGE;

  • Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);

  • Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);

  • Starting a Business, data from the Ministry of Economy;

  • Car fleet, data from DENATRAN.

  • farming, data from IBGE.

  • Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.

This research was done from public data sources, as follows:

 

  • GDP, data do IBGE;

  • Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);

  • Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);

  • Starting a Business, data from the Ministry of Economy;

  • Car fleet, data from DENATRAN.

  • farming, data from IBGE.

  • Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.

bottom of page