Job Generation
No acumulado de 2025, até setembro deste ano, o segmento do aluguel de objetos pessoais e domésticos apresentou um saldo de empregos de 2,2 mil vagas de trabalho. Ao todo, foram geradas 14,4 mil admissões e 12,2 mil desligamentos. Com isso, o setor apresentou uma variação de 7,85% no seu quadro total de trabalhadores.
No último mês, setembro , o desempenho do setor apresentou uma piora em relação ao mês imediatamente anterior, com um saldo de 328, em setembro , e de 342, em agosto. Considerando os últimos 12 meses, a evolução do quadro de gerações de empregos no setor é considerada inferior em comparação aos demais grupos de atividade econômica, colocando o setor na 34° colocação entre os mais empregaram no ano.
Os estados que acumularam maior variação de emprego durante o ano foram: São Paulo (0,89 mil novas vagas geradas), Santa Catarina (0,24 mil) e Minas Gerais (0,21 mil).
115
ranking
342
Last month
328
Current month
2,2 mil
Year
Starting a Business
Durante o ano de 2025, foram abertas 1 mil empresas para atuar com o aluguel de objetos pessoais e domésticos. No mês de setembro, 108 novas empresas se somaram ao setor. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um queda de -1,9%.
Ao longo do ano, o desempenho do setor é positivo e a tendência de crescimento para os próximos meses é muito alta. Em comparação com as demais atividades econômicas, o aluguel de objetos pessoais e domésticos possui uma relevância alta no cenário brasileiro de abertura de empresas.
No Brasil, a abertura de empresas do setor no ano foi liderada pelos seguintes estados: São Paulo (238 novas empresas), Minas Gerais (139) e Ceará (107).
Já no quesito de crescimento ao longo dos últimos doze meses, destacam-se: Ceará (1,3% crescimento ao mês), Distrito Federal (1% a.m.) e Paraíba (0,7% a.m.).
106
Last month
108
Current month
1 mil
Accumulated in the year
Job market
No Brasil, o aluguel de objetos pessoais e domésticos empregam um total de 28,6 mil de pessoas, o que a coloca como uma atividade de relevância pequena, com uma participação de 0,06% no mercado de trabalho nacional.
Ao todo, são 7,1 mil estabelecimentos que geram estes empregos formais do setor. O segmento possui alta participação de micro e pequenas empresas com uma média de 4 funcionários para cada empresa.
O setor tem uma concentração regional considerada muito baixa, sendo que os estados com maior participação no emprego são: São Paulo (26,2%), Minas Gerais (13,9%) e Rio de Janeiro (12,3%).
No segmento, existem 45 mil microempreendedores individuais, o que faz com que o setor tenha uma representatividade alta em relação ao total de MEIs do Brasil. Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de 898 MEIs, o que representa uma variação de 2%. Além disso, a estrutura do segmento é marcada pela massiva presença de microempreendedores individuais, com cerca de 1,58 MEI para cada trabalhador.
28,6 mil
jobs
7,1 mil
establishments
SME Participation
87,11%
Aluguel de objetos pessoais e domésticos
⛲ Sources of information and references:
03/11/2025
We always work with the most recent information that exists and work from public data to build our own analysis and indices, which help in the development of the local economy.
Constructed from several indicators, the Índice Caravela evaluates five main economic pillars of cities: 1. Size, 2. Consumption potential, 3. Growth, 4. Diversification and 5. Seasonality.
This research was done from public data sources, as follows:
-
GDP, data do IBGE;
-
Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);
-
Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);
-
Starting a Business, data from the Ministry of Economy;
-
Car fleet, data from DENATRAN.
-
farming, data from IBGE.
-
Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.
This research was done from public data sources, as follows:
-
GDP, data do IBGE;
-
Job Balance, data from CAGED (Ministry of Labor);
-
Labor market, data from RAIS (Ministry of Labor);
-
Starting a Business, data from the Ministry of Economy;
-
Car fleet, data from DENATRAN.
-
farming, data from IBGE.
-
Bank Statistics, data from the Central Bank of Brazil.


